Blog Gil Marinho

Blog sobre ilustração, arte, design, cultura, arte-educação, criatividade e o marcado da arte como um todo.

Volta às aulas 2020

Volta às aulas 2020:  Aula de Arte é tudo de bom! Amanhã começa as aulas em muitas redes estaduais e municipais brasileiras. Eu como Professor de Arte fico muito feliz em retornar às atividades em sala com os aluno(a)s.


Expectativa para estudantes de arte 2020

Normalmente os alunos esperam muito desenho e pintura das aulas de arte, ficam ansiosos pelos materiais que os pais compram ou que o Estado lhes fornece, querem colocar pra fora muitas emoções, experiências, sonhos e expectativa de vida.

Por isso, o início das aulas para os alunos (e pra mim) é motivo de muita alegria e vontade de trocar experiências. As aulas são teóricas e práticas então, aprendo muito com os pequeno(a)s.

BNCC em ação prática

A Base Nacional Comum Curricular (conheça) traz um norte na hora de preparar as aulas de arte, ou seja, inclui outras linguagens e dá algumas premissas que podemos aproveitar durante o processo de ensino.

Isso facilitou muito trabalhar as linguagens: artes visuais, música, teatro e dança. Mesmo que o professor não tenha intimidade com o tema, dá pra desenvolver várias aulas interessantes e proveitosas nas outras linguagens da arte.

O ensino é uma escola

Toda vez que trazemos uma proposta para os alunos, escola e comunidade, acabamos aprendendo muito sobre as áreas correlatas do saber português, matemática, história, educação física, geografia etc., porque os temas artísticos são transversais, acaba “esbarrando” positivamente nos outros conhecimentos que os alunos estão absorvendo. Acho isso o máximo!

Como professor, acabo sempre aprendendo com os alunos, em redes de conversas, trabalhos em grupo, são tantas histórias, tantas experiências… Acabamos nos vendo neles quando nós mesmos éramos crianças… É muito legal (eu acho!).

Desafios do ensino de arte no Brasil

O ensino da Arte como todo o ensino no Brasil é um desafio, temas como igualdade e desigualdade social, diferenças culturais, diferenças de classe sociais, diferenças de crenças religiosas e de visão de mundo são um campo bem sensível que nós professores devemos saber conduzir com cuidados, empatia e equilíbrio.

Por outro lado, penso que sala de aula reflete a vida, a arte é um instrumento nas nossas mãos para tratar assuntos importantes com mais leveza e poesia, pensando direitinho dá pra fazer.

Otimismo para aprender Arte

Aos colegas Professores de Arte e de outras competências, desejo um excelente ano letivo, que os desafios sejam combustíveis para trazermos à luz das consciências mirins o conhecimento que elas precisam para ser mais felizes e capazes em nossa linda civilização brasileira.

Força nas horas difíceis (porque não é fácil!) e que a felicidade se faça presente no seu coração na hora de ensinar e trocar experiências com os pequenos (e os grandes também!).

Eu sinceramente desejo um excelente ano letivo de 2020 à todos os aluno(a)s e professor de Suzano e do Brasil inteiro!

Muita paz e muita luz!

1 Comentário em “Volta às aulas 2020

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

01.
© 2020 Gil Marinho - Todos os direitos reservados. Currículo Lattes
Subir